.posts recentes

. Cartaz A0

. Viveram felizes para semp...

. III Feira Vocacional

. Zona de construção não pe...

. Zona de Habitação

. Mapeamento das Propostas

. Como chegar a São Pedro d...

. Esquema de propostas

. Visita de Campo

. Novo Logo Do CCC

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008

Porque prevenir é melhor que remediar...

"O Ministro do Ambiente, Nunes Correia, responsabilizou as autarquias pelas cheias e complicações de trânsito registadas durante a madrugada e manhã de hoje, na sequência das fortes chuvas."
 
Fonte: PUBLICO.PT
 
O MInistro do Ambiente aponta para a "falta de hábito" de fazer limpezas regulares para evitar cheias, sendo que, o mau ordenamento do território já não é o maior problema em causa.
 
Com estas recentes notícias das cheias, surgiu-nos a ideia de criar um mini-fórum com o objectivo de promover a reflexão sobre o impacto que uma sempre hipotética cheia, poderá ter.
 
Colocam-se então algumas perguntas que esperamos, despertem em vós, muitos comentários:
 
-  Estaremos nós preparados para um “devaneio” de S. Pedro?
-  Quais as medidas a tomar pelos autarcas e pela população em geral?
- Quem deverá ter a incumbência da manutenção do escoamento de águas? Os populares, as Autarquias ou o Governo?
- Quem deverá assumir a responsabilidade, no caso de cheias claramente favorecidas pelas condições criadas nas urbes?
 
Comentários precisam-se!
publicado por 12bccriativo às 15:24
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2008 às 16:38
a limpeza domiciliária, incorporando a limpeza dos escoadouros, é efectivamente da responsablidade dos moradores. claro, que se os estragos fossem graves, devido a uma má construção de uma estrada, por exemplo, quem deveria ser culpado, não seria a camara, mas sim o engenheiro; isto, em parte, porque as autarquias, especialmente a nossa, há muito que andam com falta de dinheiro. porém, é preciso analisar a questão local. sao pedro do sul nunca teve registos de uma forte e devastadora chovada na região; por outro lado, o unico rio é o vouga, e está num ponto favoravel em relação a vila; vivemos em encostas, não em planícies; ninguém morre por a água atingir vinte centimetros numa casa. há problemas mais graves. sinceramente e forçadamente, tex
De JOAO DAVID a 22 de Fevereiro de 2008 às 18:16
acho que a primeira coisa a fazer será sensibilizar as populações para de alguma maneira reduzirem as coisas como atirar lixo para o chão, que por sua vez podem entrar em sumidouros e entupir, o que quando chover irá dificultar muito o escoamento das aguas !
De Manuel a 5 de Julho de 2008 às 13:42
A necessidade de se limpar todos os anos os colectores, fazer a limpezas das fossas, e realizar a limpeza de limpeza de manutenção das caixas de bombagem, estações elevatórias, é uma tarefa que ao ser realizada por todos, seja nos edifícios, empresas, irá fazer com que quando á um fluxo de água ( esgotos), os equipamento estejam a trabalhar em pleno, com as tubagens todos desobstruídos. isso se for realizado pelo menos entre uma a duas vezes por ano, faz a diferença quando á uma sobrecarga,

Comentar post

free hit counter

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Links Importantes

blogs SAPO

.RSS feeders