O objectivo do nosso trabalho passa pela construção de parques naturais e parques temáticos para reforçar a nossa urbe com valores ambientais.
Sem termos qualquer proposta na implantação de negócios lucrativos, o nosso trabalho vai ser uma reflexão sobre como transformar as raízes e o presente da nossa vila no futuro das gerações vindouras. Queremos propor algo inovador, algo que nos fortaleça como município, e que una por uma causa ambiental, todos os que possam desfrutar da nossa reflexão.
Apesar dos esforços até agora dispendidos pelo nosso grupo, existem algumas questões críticas:
O envolvimento da população não é nem sequer aproveitável para estudos estatísticos. Todas as medidas tomadas para chegar á população e tentar envolvê-la neste projecto até agora não tiveram sucesso. Os desdobráveis para publicitar o nosso trabalho e pedir a colaboração com ideias e ou críticas foi simplesmente ignorado. A única informação que nos chegou, pode ser resumida á crítica de que faltaria uma vírgula no texto.
A tentativa da integração da nossa comunidade, a partir do nosso blogue, apenas produziu até agora perguntas sem respostas. Embora saibamos que aquele é lido por alguns munícipes, os comentários apurados não foram nem adequados nem úteis para a elaboração de propostas.
Decidimos pois mudar a nossa perspectiva sobre como chamar a atenção da população. Queremos chegar mais perto, chegar com uma mensagem de esperança e que possa colocar no pensamento local, algo maior.
Com esta reflexão, pensámos propor a construção de parques naturais, parques temáticos, que estarão à vista e para benefício geral. Uma medida para todos, proveitosa! A nossa área temática passa pelo Ambiente. Apostamos nesta área, não só pelo nosso município ser rico em variados recursos naturais, mas, porque achamos da maior importância poder respirar cada pedaço de ar como se fosse o último. Preservar o que temos é a melhor forma de construir o que queremos:
Queremos a zona ribeirinha mais verde, com mais vida. Este objectivo passa pela plantação de espécies arbóreas e arbustivas autóctones, pela reinserção e protecção das espécies animais, aquáticas e terrestres características destes habitats e pela integração de espaços temáticos na Natureza com a consequente recuperação e valorização dos espaços, para que, a população e os visitantes possam desfrutar da melhor forma do rio, e das zonas verdes. Toda esta mudança terá efeitos secundários. Provocará o interesse de todos e assim nascerão mais ideias. A fauna e a flora serão enriquecidas, e a população virá a aperceber-se, de que não é preciso fazer muito para realmente muito ser feito. É para nós da máxima importância o envolvimento da população.