.posts recentes

. Cartaz A0

. Viveram felizes para semp...

. III Feira Vocacional

. Zona de construção não pe...

. Zona de Habitação

. Mapeamento das Propostas

. Como chegar a São Pedro d...

. Esquema de propostas

. Visita de Campo

. Novo Logo Do CCC

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008

Atropelamentos nas passadeiras

Passadeira mortal

 

«Quando as passadeiras são colocadas próximo das paragens de autocarros,  em regra existe uma quebra quase total da visibilidade dos peões em relação aos carros. Isto acarreta responsabilidades criminais do município». O alerta é do juiz Nuno Salpico, do Observatório de Segurança das Estradas e Cidades, a propósito do atropelamento mortal de Mariana (12 anos), no passado dia 15, ao sair do autocarro, numa travessia de Telões, em Amarante.

Apesar do historial negro de atropelamentos naquela passadeira e das falhas de sinalização que a família da jovem aponta no local (placas e risco contínuo pouco visíveis), a Câmara Municipal de Amarante descarta responsabilidades. «Há sinalização de aproximação de passadeira, que o condutor não respeitou», disse fonte oficial da autarquia, acrescentando: «Vamos instalar semáforos nas saídas da cidade e temos investido em lombas para proteger os peões. Para além disso, não há mais nada a fazer».

Fonte: Jornal SOL

 

Poder-se-iam perguntar: Porquê esta notícia no nosso blogue se nem somos de Amarante? Pois cá vai a resposta. No nosso município existe uma situação em tudo semelhante a esta, apesar de, até hoje, não ter acontecido qualquer atropelamento mortal, e a passadeira não ter um historial negro. Avisamos que a situação está em tudo incorrecta e que tragédias semelhantes à apresentada podem realmente suceder.

Exactamente à frente do Jardim de Infância/ATL em S.Pedro do Sul, e a escassas dezenas de metros das duas escolas - Escola Secundária e Escola Básica 2,3 - encontra-se uma passadeira, colocada bastante próxima da paragem de autocarros. Para além da ausência de qualquer semáforo, não existe nenhum mecanismo que obrigue ao abrandamento, tal como lombas (sempre discutíveis) ou outro tipo de protecção aos peões. Sabendo que, caso haja algum acidente as responsabilidades são da Câmara Municipal, intriga-nos o porquê de nada ter sido feito até hoje. Estaremos à espera de um episódio trágico? Ou não poderemos fazer mais nada para evitar os acidentes rodoviários, em que estejam envolvidos peões?

Gostariamos de ler mais opiniões sobre este assunto!

 

 

publicado por 12bccriativo às 17:03
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Gustavo a 29 de Fevereiro de 2008 às 17:42
Apoio-vos incondicionavelmente!
De Leaven a 29 de Fevereiro de 2008 às 17:43
Muito bem visto. Ainda para mais, estando numa zona entre três estabelecimentos de ensino.
Mais uma vez, os meus parabéns pelo blog.
De cambiantevelador a 11 de Dezembro de 2008 às 09:49
Existem muitas responsabilidades dos municípios em matéria de segurança rodoviária, existem muitos processos e bem contra concessionárias etc, mas contra as camaras onde estão?

Comentar post

free hit counter

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Links Importantes

blogs SAPO

.RSS feeders