É do conhecimento geral que as actividades relacionadas com a prestação de serviços de saúde, atraem inúmeros utilizadores. Ora neste aspecto, o Município de S. Pedro do Sul possui 4 condições naturais difíceis de ultrapassar por outras regiões. São estas:
1- As águas termais – com propriedades medicinais comprovadas desde o início da ocupação da região, pelo Homem.
2 – A tranquilidade - indispensável a quem sofre de mazelas físicas e psicológicas.
3 – Uma paisagem de rara beleza - onde o rio, que serpenteia por toda a região com a sua particular flora, potencia todo um ambiente de peculiar envolvência.
4 – A serrania - que orla e integra a maioria do território do Concelho.
Para além destes factores naturais, podemos acrescentar alguns espaços mais humanizados, que sem sair de um certo pendor para a natureza, aportam um valor acrescentado importante. Alguns exemplos:
- O parque do Pisão situado em Carvalhais;
- O espaço à beira rio nas Termas;
- Alguns parques verdes espalhados nas Serras da Gralheira, Freita e S. Macário;
- As aldeias típicas (embora algo abandonadas e à espera de requalificação)
Contando com estes recursos, parece-nos recomendável e propomos que sejam organizadas visitas guiadas para os forasteiros que nos visitam para fazer os seus tratamentos médicos, e que veriam assim uma forma de rentabilizar o tempo da sua estadia.
Deveria também ser facilitada e incentivada a instalação de infra-estruturas capazes de proporcionar a todos, actividades de lazer, ocupação de tempos livres ou de complemento de tratamentos, na zona urbana onde se situam os locais das instalações termais.
Tem uma ideia a acrescentar a estas? Será bem-vinda!